quinta-feira, 16 de abril de 2009

Para aprender e desenvolver
COMPETÊNCIAS
Mas, afinal, o que são essas competências? E como desenvolvê-las?O dicionário Aurélio define essa palavra como"qualidades de quem é capaz de apreciar e desenvolver certos assuntos".Ela significa ainda habilidade, aptidão, idoneidade.Muitos conceitos estão presentes nessa definição: competente é aquele que julga, avalia e pondera; acha a solução e decide, depois de examinar e discutir determinada situação, de forma conveniente e adequada.São todos esses os objetivos que se deve perseguir ao elaborar um projeto pedagógico.
Para Phillippe Perrenoud, sociólogo suíço especialista em práticas pedagógicas e instituições de ensino, competência em educação é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos, como saberes, habilidades e informações, para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações


2 comentários:

  1. Estás ficando expert!!! Daqui uns dias já estaremos trabalhando dentro dessa metodologia com segurança. A arrancada é difícil, mas nao impossível!!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente amiga Joyce, a competência é a capaciadade de mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo pertinente numa determinada situação.

    ResponderExcluir